Os gases estão presentes em toda parte, desde do GLP, gás da cozinha, à seu plumão com O2 etc..
Todo gás é constituído de partículas (moléculas) que estão em continuo movimentos desordenado em decorrência da grande energia cinética contida nelas. Essa característica energética fez com que fosse criada uma teoria que determina as propriedades e comportamento de um gás : a teoria cinética dos gases.
As moléculas de uma substancia em estado gasoso apresentam maior energia em comparação a outros estados. Por apresentarem grande energia, movimentam-se aleatoriamente e desordenada e ocupado todo o " espaço" ( volume). Além já citados, as moléculas gasosas movimentam-se retilineamente, não importa o sentido, dentro do recipiente.
Há colisões de moléculas gasosas entre si e nas paredes do recipiente. Esses tipos de colisões são perfeitamente elásticas, ou seja não perdem energia. Mas na prática ou na realidade esse fenômeno não existe uma vez que as colisões não são perfeitamente elásticas ocasionando perda de energia.
Outro fato importante, as moléculas comportam-se dentro do recipiente como se estivessem sozinhas ou seja não existe relações intermoleculares .
O estado em que se apresenta um gás, sob o ponto de vista macroscópico, é caracterizado por três variáveis: Pressão, temperatura e volume. São denominadas variáveis de estado.
A temperatura deve ser trabalhada em kelvin(k), FÓRMULA:
T(K)=T(°C)+273
Volume:
O volume deve ser trabalhado em Litros (L), mililitro (mL), metro cúbico (m³) e centímetro cubico ( cm³), CONVERSÃO :
1 M³ - 1.000L
1L - 1.000 Ml
1L- 1.000 CM³
Pressão
Definida como uma força aplicada a determinada área (P = F/A). A pressão deve ser trabalhada em unidades de atmosfera (atm), torricelli ( torr), centímetros de mercúrio (cmHg) etc..
Lei de Boyle-Mriotte
À temperatura constante, uma determinada massa de gás
ocupa um volume inversamente proporcional a pressão exercida sobre ele.
Veja a figura abaixo.